ASF celebra o Dia Mundial da Poupança com aulas de literacia financeira
O Conselho de Administração da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) assinalou o Dia Mundial da Poupança junto de cerca de 1.000 de alunos do ensino básico e secundário.
O Presidente da ASF, Gabriel Bernardino, o Vice-Presidente, Rui Baleiras, e os Administradores Diogo Alarcão e Paula Vaz Freire, reuniram alunos de várias escolas para uma conversa em sala de aula, em que o tema central foi a poupança.
As aulas ministradas pelos membros do Conselho de Administração da ASF tiveram lugar na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, na Escola Secundária Padre António Vieira e no Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, e inserem-se na iniciativa “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”, promovida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
Confira abaixo as atividades desenvolvidas pela ASF no âmbito desta iniciativa.
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral
O Presidente da ASF, Gabriel Bernardino, visitou a Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, onde deu uma aula sobre poupança a alunos do ensino secundário.
Na sua intervenção, o Presidente da ASF destacou a importância da aplicação da poupança e de não se tomarem decisões de investimento com base na conjuntura de um ou dois anos, salientando que no investimento de longo prazo podem ocorrer perdas, mas o ganho futuro também pode ser muito superior.
Alertou também para os principais riscos e cuidados a ter na aplicação e poupança e para a importância da diversificação.
Referiu ainda que “poupar é pagar a si próprio” e pode garantir um futuro financeiro mais equilibrado e sustentável.
Escola Secundária Padre António Vieira, Lisboa
O Vice-Presidente da ASF, Rui Baleiras, visitou a Escola Secundária Padre António Vieira, tendo salientado a importância de estabelecer objetivos de poupança, considerando as diferentes etapas da vida, sem descurar o período da reforma.
Referiu também que a poupança deve começar o mais cedo possível.
Colégio de Santa Doroteia, Lisboa
O Administrador Diogo Alarcão visitou o Colégio de Santa Doroteia, onde salientou que na aplicação de poupança não há bons ou maus produtos, mas sim produtos mais adequados ao perfil, objetivo e expetativas de cada pessoa.
Destacou também a necessidade de questionar a informação financeira divulgada por influenciadores financeiros nas redes sociais.
Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, Linda-a-Velha
A Administradora Paula Vaz Freire dinamizou uma aula na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas. Na sua intervenção, referiu a importância de estabelecer rotinas de poupança, salientando que mesmo a pequena poupança é significativa.
Advertiu ainda para a relevância de recorrer a fontes de informação credíveis e fidedignas.
Sobre a iniciativa “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro”
É uma iniciativa promovida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, que contou com a colaboração dos supervisores financeiros. Neste âmbito, no dia 31 de outubro, estudantes e docentes das instituições de ensino superior das áreas de economia, gestão, finanças ou contabilidade ministraram aulas de literacia financeira em escolas de todo o país, com foco na poupança. Estas aulas foram dirigidas a alunos do ensino básico e secundário, promovendo a importância de aprender a gerir e poupar desde cedo, bem como os cuidados a ter na aplicação dessa poupança.
Por todo o país tiveram também lugar aulas de literacia financeira dinamizadas por diversas individualidades, incluindo os membros do Conselho de Administração da ASF, como atrás detalhado.