A Gestão do Fundo de Garantia Automóvel é assegurada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, nos termos da lei.
Relatório Estatístico do 1º semestre de 2019
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões publica o Relatório Estatístico do Fundo de Garantia Automóvel (FGA) referente ao 1º semestre de 2019.
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões publica o Relatório Estatístico do Fundo de Garantia Automóvel (FGA) com referência ao primeiro semestre de 2019.
Nos primeiros seis meses do corrente ano, o FGA registou 2 095 novos processos, menos 2% do que em igual período do exercício anterior. Dos novos processos, 22 tiveram origem nas chamadas demandas diretas (instauração de ação judicial sem prévio contacto com os serviços do FGA), o que representa 1,1% do universo.
As indemnizações pagas no período totalizaram 6 958 103 euros, mais 21% do que no período homólogo. O acentuado aumento dos montantes despendidos com indemnizações reflete um conjunto de pagamentos relativos a sinistros muito graves, resolvidos por via judicial e cujas liquidações incidiram sobretudo no primeiro trimestre do ano. Por via judicial (60% do universo) despendeu-se 4 160 677 euros, mais 65% do que em 2018, e por via extrajudicial foram pagos 2 797 426 euros (40% do universo), valor que representou uma diminuição de 14% face ao primeiro semestre de 2018. As indemnizações por morte atingiram 1 300 222 euros (18,7% do total), representando um decréscimo homólogo de 4%.
No semestre em referência, os custos com a regularização de sinistros e de reembolsos somaram 466 472 euros, valor que representa uma redução de 8% comparativamente ao período homólogo.
Em termos de reembolsos dos responsáveis foram recuperados 1 265 509 euros. Extrajudicialmente foram cobrados 665 780 euros, essencialmente pelo Setor de Reembolsos (94%) e de forma residual (6%) pelo serviço externo de gestão e recuperação de créditos e pela atividade pré-contenciosa. Judicialmente foram cobrados 580 010 euros.
Na sua função de Centro de Informação, o FGA responde aos pedidos de informação dos utentes e dos Centros de Informação congéneres, no que respeita à identificação de Empresas de Seguros e dos seus Representantes para Sinistros. No período em análise manteve-se a tendência de crescimento, registando-se um total de 1 200 processos, mais 6% do que em 2018. A maioria dos pedidos teve origem em Portugal (864), seguindo-se Espanha (117), Alemanha (59) e França (40).
Nos primeiros seis meses do corrente ano, o FGA registou 2 095 novos processos, menos 2% do que em igual período do exercício anterior. Dos novos processos, 22 tiveram origem nas chamadas demandas diretas (instauração de ação judicial sem prévio contacto com os serviços do FGA), o que representa 1,1% do universo.
As indemnizações pagas no período totalizaram 6 958 103 euros, mais 21% do que no período homólogo. O acentuado aumento dos montantes despendidos com indemnizações reflete um conjunto de pagamentos relativos a sinistros muito graves, resolvidos por via judicial e cujas liquidações incidiram sobretudo no primeiro trimestre do ano. Por via judicial (60% do universo) despendeu-se 4 160 677 euros, mais 65% do que em 2018, e por via extrajudicial foram pagos 2 797 426 euros (40% do universo), valor que representou uma diminuição de 14% face ao primeiro semestre de 2018. As indemnizações por morte atingiram 1 300 222 euros (18,7% do total), representando um decréscimo homólogo de 4%.
No semestre em referência, os custos com a regularização de sinistros e de reembolsos somaram 466 472 euros, valor que representa uma redução de 8% comparativamente ao período homólogo.
Em termos de reembolsos dos responsáveis foram recuperados 1 265 509 euros. Extrajudicialmente foram cobrados 665 780 euros, essencialmente pelo Setor de Reembolsos (94%) e de forma residual (6%) pelo serviço externo de gestão e recuperação de créditos e pela atividade pré-contenciosa. Judicialmente foram cobrados 580 010 euros.
Na sua função de Centro de Informação, o FGA responde aos pedidos de informação dos utentes e dos Centros de Informação congéneres, no que respeita à identificação de Empresas de Seguros e dos seus Representantes para Sinistros. No período em análise manteve-se a tendência de crescimento, registando-se um total de 1 200 processos, mais 6% do que em 2018. A maioria dos pedidos teve origem em Portugal (864), seguindo-se Espanha (117), Alemanha (59) e França (40).